Mariana Kotscho
Busca
» PRIMEIRA INFÂNCIA

O Começo da Vida - A Série” está no ar pela TV Cultura

"O Começo da Vida", série sobre o desenvolvimento humano na Primeira Infância, vai ao ar todo sábado, às 20h15, na TV Cultura

Redação Publicado em 16/01/2024, às 06h00

Cena de “O Começo da Vida” - foto: divulgação Maria Farinha Filmes
Cena de “O Começo da Vida” - foto: divulgação Maria Farinha Filmes

Em 2016 foi lançado “O Começo da Vida”- o primeiro documentário da franquia. Escrito e dirigido por Estela Renner, o longa aborda a primeira infância a partir de um dos maiores avanços da neurociência nos últimos anos: a descoberta de que os bebês se desenvolvem não apenas com sua carga genética, mas a partir da combinação de seu DNA e as relações com aqueles que os rodeiam. 

Filmado em nove países, em quatro continentes, durante dois anos, “O Começo da Vida” teve première na sede da ONU, viajou 190 países a partir do lançamento global na Netflix, e se tornou a principal ferramenta da campanha internacional do UNICEF sobre a primeira infância. O projeto foi responsável por reunir diversas fundações e, pela primeira vez na história, quatro marcas concorrentes (Johnson 's, Natura, Huggies e Pom Pom) se juntaram em prol do movimento que, dentre diversas ações, inspirou a política de licença maternidade e paternidade em várias empresas.

Veja também

O projeto, que conta com 170 entrevistas entre fontes especialistas e personagens essenciais, com mais de 400 horas de filmagens, foi para além do filme e expandiu-se para outros formatos, como “O Começo da Vida - A Série”, também escrita e dirigida por Estela Renner, que após ser licenciada pela Netflix em 2017, está pela primeira vez na TV aberta, na TV Cultura, sábados, às 20h15, na faixa Doc Mundo.

Com seis episódios de 45 minutos de duração, a série irá abordar como os primeiros anos estruturam a vida de uma pessoa. Dentre os temas abordados estão o processo de se tornar pai/mãe, crianças que tiveram suas infâncias negadas e a importância de que toda a sociedade se envolva na criação de uma criança.

"É emocionante acompanhar o alcance que a franquia segue tendo, o impacto positivo nas milhões de pessoas, marcas e instituições que alcança. É uma enorme alegria para nós ver como ela segue firme nessa missão pelo mundo ao longo dos anos, nos seus mais diversos formatos e oportunidades", afirma Estela Renner, diretora do projeto e uma das sócias fundadoras da Maria Farinha Filmes. 

A franquia documental “O Começo da Vida” (dois longas, uma série e 80 mini-docs) são produzidos pela Maria Farinha Filmes, produtora líder em entretenimento de impacto da América Latina e nasceram ancorados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, assim como diversos outros trabalhos da produtora. O projeto conta também com o apoio e a participação de diversas instituições, entre elas Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation, Alana, Unicef, Ashoka.