Mariana Kotscho
Busca
» VISÃO INFANTIL

Dia mundial da audição: evento gratuito em SP reúne pessoas com implantes auditivos

Encontro tem o objetivo de informar sobre implantes cocleares, que dão a deficientes auditivos a possibilidade de escutar

Redação Publicado em 04/03/2023, às 06h00

Bebês podem nascer com problemas auditivos
Bebês podem nascer com problemas auditivos

Neste 4 de março, sábado, acontece no parque do Ibirapuera, em São Paulo, a 3ª edição do Cochlear Day. O evento tem por objetivo conectar usuários e interessados em implantes auditivos, proporcionando um ambiente para o compartilhamento de experiências e informações sobre o tema.

A inscrição é gratuita. Desde 2016, a cidade de São Paulo recebe o 'Cochlear Day Brasil', maior encontro de pessoas surdas ou com deficiência auditiva no País. O evento, que deve receber cerca de 2 mil pessoas, foi criado para promover a integração e, também, a troca de informações, além de celebrar a diversidade e a socialização.

Veja também

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1 em cada 4 pessoas terão problemas auditivos até 2050”, comenta a fonoaudióloga Patricia Mastrorocco, diretora da Cochlear America Latina. O encontro, aberto ao público, acontece das 8h às 14h, na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera.

Estima-se que no Brasil mais de 10 milhões de pessoas sofram de algum tipo de perda auditiva. Para se ter uma ideia, hoje existem 19.902 brasileiros implantados.

O que é um implante coclear?

É um dispositivo médico, com um sistema que converte os estímulos sonoros captados pelo microfone do processador de som em sinais elétricos. Eles são entregues ao nervo auditivo através do feixe de eletrodos ou contatos ativos, capazes de substituir as células ciliadas da cóclea, encarregada de enviar estes sinais diretamente ao nervo auditivo.

Os implantes cocleares ajudam o paciente a recuperar sua confiança em si mesmo e melhorar sua comunicação com familiares e amigos.

Quem é candidato ao implante coclear?

Tanto crianças, quanto adultos podem ser considerados candidatos, quando apresentam perda auditiva neurossensorial (de moderada a profunda) em um ou ambos os ouvidos.

É fundamental que o paciente realize uma audiometria feita por um profissional especialista para ter um diagnóstico adequado. Desta forma, o profissional poderá indicar a solução ideal para o caso.

Para inscrições gratuitas acesse o site bit.ly/cochlearday