Mariana Kotscho
Busca
» LIDERANÇA FEMININA

10 razões para selecionar mulheres como líderes

Acerta Consultoria mostra que empoderamento feminino e mulheres líderes nas empresas trazem benefícios essenciais para o negócio

Marcella Moura* Publicado em 10/03/2023, às 06h00

Marcella Moura e Luana Fernández, sócias da Acerta, consultoria de RH especializada em gestão de pessoas - Foto: divulgação
Marcella Moura e Luana Fernández, sócias da Acerta, consultoria de RH especializada em gestão de pessoas - Foto: divulgação

A presença de mulheres em cargos de liderança vem crescendo nos últimos anos. Era de 25% em 2019, chegando a 38% em 2022, segundo pesquisa realizada pela Grant Thornton. O índice, no entanto, ainda é bem abaixo da liderança masculina. Mas por que, afinal, é importante ter mais mulheres em cargos de liderança?

Os benefícios de reter, promover e investir em mulheres com perfil de liderança são enormes. Equipes de gestores com equilíbrio de gênero são menos suscetíveis a problemas como ‘pensamento de grupo’, em que decisões ruins são tomadas porque todos os indivíduos envolvidos têm pontos de vista, origens e experiências semelhantes.

Veja também

Confira 10 motivos para selecionar mulheres como líderes

  1. Representatividade - Ao ter mais mulheres em cargos de liderança, todos os funcionários, especialmente as mulheres jovens, verão essas posições como possíveis carreiras futuras, fornecendo modelos femininos positivos.
  2. Poder de decisão - Quando as mulheres não fazem parte da equipe executiva, isso limita a diversidade de perspectivas que são apresentadas e consideradas durante a tomada de decisões e definição de estratégias.
  3. Responsabilidade Corporativa - Empresas com mais lideranças femininas não só estão mais comprometidas com a responsabilidade social, como também desenvolvem iniciativas sociais de maior qualidade do que organizações com menos lideranças femininas, segundo estudo conduzido pela Harvard Business School.
  4. Diversidade de gênero - As mulheres têm maior probabilidade de criar um ambiente favorável à contratação de outras mulheres, aumentando a diversidade de gênero na organização.
  5. Equidade salarial - As líderes femininas tendem a diminuir a diferença salarial entre homens e mulheres, dando às mulheres maior equidade salarial.
  6. Melhora no resultado final - Estudos conduzidos pela McKinsey mostram que empresas com baixa diversidade consistentemente têm pior desempenho financeiro em comparação com as mais diversificadas. As pesquisas encontraram correlação positiva entre o desempenho final das organizações em relação à diversidade de gênero. A variedade de estilos de liderança impulsiona o crescimento das companhias, já que existe um complemento entre as visões de homens e mulheres.
  7. Políticas de RH favoráveis ​​- Líderes do sexo feminino tendem a ter uma perspectiva e um estilo de liderança diferenciados, enfatizando a diversidade, a responsabilidade social e os valores comunitários no local de trabalho.
  8. Melhora na comunicação - Entre as competências em que as mulheres se destacaram em estudo da Harvard Business Review estão habilidades de comunicação, trabalho em equipe e relações humanas. Assim, a liderança feminina contribui tanto para melhorar o relacionamento interpessoal e a colaboração entre os funcionários da empresa quanto para incentivá-los a crescer.
  9. Distribuição de Riqueza - Ao promover mais mulheres à liderança - posições que tendem a pagar mais -, a mudança na distribuição de riqueza se espalha para a sociedade como um todo. Um salário mais alto leva a maiores oportunidades para os indivíduos, bem como suas famílias.
  10. Jurídica - Todos os cargos devem ser igualmente acessíveis a todos os indivíduos, independentemente das características não relacionadas ao trabalho como sexo, raça e religião.

Vale destacar que é fundamental criar na empresa um ambiente para que a mulher que lidera seja ela mesma. Empoderar sem perder a autenticidade e a feminilidade. Há bem pouco tempo, as mulheres precisavam se adaptar para conquistar cargos maiores, se tornavam até mais masculinas. Por exemplo, eram ríspidas para ganhar a liderança da equipe ou até mesmo escondiam os compromissos dos filhos para mostrar disponibilidade para o trabalho. A mudança dessa mentalidade nas empresas gera incontáveis benefícios para toda a sociedade.

Tenho muito orgulho em dizer que na Acerta eu e minha sócia Luana Fernández temos uma equipe 100% feminina. A Acerta Consultoria atua nas áreas de Recrutamento & Seleção, Avaliação de Desempenho, Cultura de Marca, Treinamentos, Mentoria e Mapeamento & Organização de competências.

*Marcella Moura é psicóloga e sócia da Acerta, consultoria de RH especializada em gestão de pessoas