Mariana Kotscho
Busca
» MUDANÇA DE ESCOLA

4 dicas para encurtar a adaptação da criança em uma nova escola

Apoio dos responsáveis, conhecimento prévio da escola e escolha de materiais escolares de qualidade ajudam a elevar a confiança da criança em uma nova escola

Redação Publicado em 23/07/2023, às 16h00

Os itens escolares já conhecidos por ela dão proteção e amparo justamente nessa fase
Os itens escolares já conhecidos por ela dão proteção e amparo justamente nessa fase

A adaptação a uma nova escola nem sempre é automática e pode encontrar situações de desconforto principalmente no início dessa jornada. O momento de trocar a instituição de ensino pode ser delicado para a criança, pois implica em mudanças e desafios ainda desconhecidos para os pequenos, que ainda vivem fase de desenvolvimento emocional e cognitivo.

No entanto, é possível fazer essa transição de um modo mais harmonioso. Algumas atitudes simples favorecem a adaptação neste novo ciclo escolar. Confira:

1. Estabeleça relação de confiança com o pequeno

Retransmitir confiança à criança é importante para que ela saiba que pode contar com os pais ou responsáveis. Avise com antecedência sobre a mudança de escola para ajudar no preparo emocional da criança. Converse com ela sobre possíveis medos e desejos e visite a futura escola.

“A comunicação tranquila com a criança é o primeiro elemento de aproximação para que ele recorra a você e peça a sua ajuda em qualquer momento. Assim, deixe claro que ela pode te contar qualquer coisa. E nestes momentos, seja empático, e não crítico ao que ouvir. Para deixá-la mais confortável com esse momento, explique que pode demorar alguns dias para se adaptar e fazer novas amizades”, explica Maria Olinda Gottsfritz Sementille, doutora em Psicologia e professora nos cursos de pós-graduação na área de Educação do Senac EAD.

2. Itens escolares de qualidade elevam segurança e auto-estima

Neste começo de vida escolar, tudo é novo: amigos, sala de aula, professores. A sensação de insegurança é frequente. E nessa fase de “tudo é diferente”, é importante que a criança tenha itens escolares conhecidos no universo dela e que também tragam qualidade nas suas atividades dentro da nova classe. Demonstrar eficiência nas atividades para os seus novos colegas contribui para a sua auto-estima.

“A criança lida com incertezas neste novo ambiente e os itens escolares já conhecidos por ela dão proteção e amparo justamente nessa fase. Os materiais de qualidade estão diretamente associados à eficiência nas atividades escolares, aumentando sua satisfação e confiança. O brincar cria fortes conexões de amizade, e as atividades de recorte, desenho e colagem permitem interações coletivas, ótimas para sua socialização”, destaca Beatriz Negrão, Gerente de Marketing de Pritt, adesivo escolar da Henkel.

Veja também 

3. Conhecimento amplo da nova escola traz mais tranquilidade

Faça uma imersão prévia ou mesmo nos primeiros dias no novo colégio para ampliar o conhecimento e evitar pequenos transtornos na adaptação. Quanto mais informações o adulto tiver sobre a escola, mais seguro terá para entregar a criança para o convívio no novo ambiente.

Faça um tour com o pequeno na escola. Converse com a coordenadora, com as professoras e peça que mostrem a escola, as salas de aula, o parquinho, o banheiro, a biblioteca. Informe-se também das regras, das rotinas comuns, como fazem com os materiais, com os lanches, com o que é esquecido, agendas e como é realizado o início das aulas.

4. Acompanhamento de adultos neste início escolar ajuda na adaptação

Crianças menores, em geral, necessitam de apoio maior neste início de rotina escolar. Algumas escolas e jardins permitem que um dos pais ou responsáveis acompanhe junto com a criança nos primeiros dias. Isso pode ser determinante para a adaptação.

Já no caso de crianças com oito anos ou mais, é interessante que ela seja apresentada para os novos colegas. Para ajudar nessa aproximação e aceitação na nova classe, a professora pode fazer uma dinâmica com a turma. Os adultos responsáveis podem ajudar participando do grupo de pais, acompanhando os acontecimentos e convidando alguns coleguinhas a irem à sua casa brincar.