Mariana Kotscho
Busca
» ENTRETENIMENTO INFANTIL

Literatura, comédia e rock na agenda de julho das Fábricas de Cultura

Entre os destaques da programação de julho estão um bate-papo sobre literatura marginal e o Rock in Fábrica com diversas bandas

Redação Publicado em 02/07/2023, às 16h00

Escritor Ferréz - Keiny Andrade (esq) | Fábricas de Stand Up - Divulgação (cen) | Banda Invasores de Cérebros (dir) - Foto: Marcos França
Escritor Ferréz - Keiny Andrade (esq) | Fábricas de Stand Up - Divulgação (cen) | Banda Invasores de Cérebros (dir) - Foto: Marcos França

Em julho ninguém vai querer sair das Fábricas de Cultura das zonas norte e sul, Diadema e Osasco. A programação do mês terá atividades para todos os públicos e gostos, da música ao circo. Confira os destaques:

No dia 1º, sábado, os aprendizes do FOLIA, curso de formação livre e desenvolvimento em artes circenses das Fábricas de Cultura, irão apresentar números autorais criados em aula no espetáculo Folia Julina a partir das 19h. 

Os números circenses envolvem acrobacias de solo, malabares, corda lisa, tecido, fogo, dança e teatro, técnicas aprendidas no 1º semestre de aulas do FOLIA, e serão apresentados na arena de circo da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. 

Pela zona sul, a diversão fica por conta da equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo que realizará a atividade São Coisas de Brasil: Pintura em Discos de Vinil no dia 5, quarta-feira, às 14h30. Neste encontro, o público irá desenhar e colorir velhos discos de vinil com as bandeiras dos estados brasileiros, além de aprender curiosidades sobre hábitos e costumes brasileiros.  

O sábado, 8, terá opções de atividades em diversas unidades, começando na Fábrica de Cultura Osasco que receberá a Duo Los Dos, formada por violonistas que mesclam clássicos do rock, blues e músicas autorais. A apresentação será às 15h. Também neste horário a Fábrica de Cultura Diadema colabora com a 2ª edição do Arraiá ATQN na Praça da Moça, no centro da cidade. A festa é uma parceria entre a unidade do município e o Coletivo Antes Tarde do Que Nunca e terá muita música, brincadeiras, comida típica, quadrilha, barracas e touro mecânico.

Mais tarde, às 20h, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís irá receber o escritor Ferréz para uma conversa sobre o Aniversário de 25 anos da Literatura Marginal. Ferréz é criador da revista Literatura Periférica e um dos mobilizadores do movimento cultural literário nas periferias de São Paulo. O escritor estará em diálogo com outros autores deste segmento como Marcelino Freire, Tawane Theodoro e nomes do cordel, entre eles, Varnice Nascimento e Aderaldo Luciano, além da participação do público que terá espaço para apresentar as próprias poesias e contos.

Na terça-feira, 11, a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Osasco recebe a contadora de histórias Ingrid Menezes para ministrar a atividade Quintal de Brincadeiras, na qual apresenta brincadeiras e músicas inspiradas nas mitologias africanas e na diáspora brasileira para promover uma interação entre as crianças grandes e pequenas. Já a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia irá receber a Oficina de Carrinho de Rolimã, ministrada por Bruno Perê no dia 13, quinta-feira, às 10h. Os participantes irão escolher o material, cortar, lixar, instalar os trucks e rodinhas, personalizá-los com estêncil e tinta spray para depois brincar pela Fábrica.

A equipe de Estúdios da Fábrica de Cultura Jaçanã convida a todos com interesse na área musical para participar do Encontro de Músicos e Produtores no dia 15, sábado, às 14h. A atividade possibilita o contato entre produtores e artistas locais, fomentando a troca de experiências e de dicas sobre o cenário musical independente, além de apresentar informações sobre os estúdios das Fábricas de Cultura.

Você acha que biblioteca é lugar só de silêncio? Pois as bibliotecas das Fábricas de Cultura mostram que não. No dia 19, quarta-feira, às 14h, a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia convida a todos para participar do Samba na Biblio, atividade que mostrará a importância histórica deste gênero musical e o universo das escolas de samba da zona norte. 

Veja também 

Celebrando uma nova estação e o melhor da cultura tradicional, a Fábrica de Cultura Jaçanã realiza a edição anual do Festival de Inverno com barracas de brincadeiras, jogos e brindes, além de pipoca e algodão-doce gratuitos. O evento será no dia 22, sábado, a partir das 15h, e contará com música ao vivo que vai do forró ao sertanejo. Entre as atrações confirmadas está o show de Alex Corrente às 17h.

Pelo canal do YouTube das Fábricas de Cultura será possível assistir a vídeo-reportagem Vozes de Mulheres Negras na Cena da Música Independente das Periferias, produzida pelo coletivo e veículo de jornalismo periférico Desenrola e Não Me Enrola. A produção mostra como mulheres negras estão se adaptando às constantes mudanças sociais, econômicas, culturais e tecnológicas do mundo da música. O vídeo estará disponível no dia 25, terça-feira, às 18h.

Na Fábrica de Cultura Diadema o público poderá participar da Aula de Bambolê para Iniciantes na quinta-feira, 27, às 14h. A equipe de biblioteca da unidade ensinará técnicas de bambolear como forma de arte e performance. 

Outra biblioteca que terá atividade no dia 27 é a Biblioteca Central de Diadema, localizada na Galeria Praça da Moça. O espaço recebe a palestra LITERATURA: a que será que se destina?, ministrada por Reynaldo Damazio, coordenador do Centro de Apoio ao Escritor (CAE) do museu Casa das Rosas. Essa ação faz parte do evento LiteraDiadema e conta com a parceria da Fábrica de Cultura Diadema e da Casa das Rosas. A conversa, que começará às 19h, abordará os caminhos da escrita, desde a arte rupestre à inteligência artificial, e os desafios da literatura no mundo contemporâneo.

E a programação do mês terminará com duas agendas especiais: na Fábrica de Cultura Jardim São Luís acontece o Fábricas de Stand Up, um show de humor que pretende levar para o palco da unidade humoristas do extremo sul de São Paulo no dia 29, sábado, às 19h30. O evento contará com a participação de Ju Brown, Zete Brito, Felipe Kot, Rhudson Victor, Guilherme Junior e o MC da noite será Léo Cordeiro. 

No domingo, 30, a partir das 12h, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha recebe as bandas Dona Olga, Invasores de Cérebros e 365, que têm trajetórias longas na cena do rock nacional. Os grupos se apresentam no Rock in Fábrica, evento com uma sequência de shows inesquecíveis na zona norte. O evento também vai acontecer na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, no dia 23, domingo, das 14h30 às 17h30, com a participação das bandas Invasores de Cérebros e 365. 

É possível consultar a programação completa no site das Fábricas de Cultura. O programa Fábricas de Cultura é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e as unidades das zonas norte e sul, Diadema, Osasco e Iguape são gerenciadas pela OS Poiesis.


*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.