Mariana Kotscho
Busca
» COMBATE AO ESTRESSE

Dia Nacional de Combate ao Estresse: tensão diária pode levar a fratura dos dentes

Especialista em implantodontia destaca que fratura dos dentes pode ser consequência de hábitos relacionados ao estresse

Redação Publicado em 23/09/2023, às 06h00

O estresse pode levar a hábitos involuntários que prejudicam a saúde
O estresse pode levar a hábitos involuntários que prejudicam a saúde

Celebrado anualmente em 23 de setembro, o Dia Nacional de Combate ao Estresse tem como objetivo conscientizar a população sobre as nocivas consequências dessa resposta do organismo a determinadas situações. Segundo o especialista em implantodontia Dr. Bruno Segnini, o estresse, especialmente em um mundo pós-pandêmico, tem sido responsável por diversos problemas relacionados a fraturas dentárias.

Uma recente publicação na revista científica PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences) relata, inclusive, que as pessoas estão mais estressadas, tristes e preocupadas. Comparado com o fim da última década (2009), o sentimento de apreensão passou de 25% para 31% em 2022, em todo o mundo.

“Estar ansioso, nervoso ou estressado geralmente leva a hábitos parafuncionais, isso é, ações feitas de forma involuntária ou inconsciente, como o ranger de dentes e o apertamento dentário. Infelizmente, essas pequenas manias acometem a saúde, especialmente a bucal, pois a pressão no rosto e nas estruturas ósseas pode até mesmo gerar uma fratura dos dentes”, explica Dr. Bruno.

Veja também

Segundo o especialista, na falta de um ou mais dentes ou na presença de dentes fraturados, os pacientes perdem também a estabilidade da mordida, o que pode gerar desconfortos estéticos, problemas fisiológicos e até mesmo funcionais. “Corrigir a situação é imprescindível, o que pode ser feito através da colocação de implantes dentários, que oferecem um suporte estável para a prótese e melhoram a mastigação”.

Segnini também alerta para a importância dos cuidados com a saúde mental, pois a colocação de implantes sem a devida atenção aos hábitos que levaram a necessidade das próteses pode resultar em futuras e indesejadas fraturas das peças. “Sempre que houver ranger de dentes ou demais manias que interfiram na mordida, a recomendação é procurar ajuda terapêutica, além da odontológica. Um tratamento multifatorial sempre será o mais eficiente”.

Dr. Bruno relembra ainda que todas as pessoas devem agendar consultas regulares com os seus dentistas, a fim de manter uma higiene profunda e identificar quaisquer problemas de forma precoce, facilitando o tratamento e a consequente cura