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Para escolher o berçário ou escola dos filhos

A escolha do bercário, creche ou escola dos filhos não é fácil. Quando se trata de crianças pequenas, isso pode acontecer em qualquer é poca do ano

Larissa Fonseca* Publicado em 26/03/2024, às 06h00

Entenda o que considerar quando mudar seus filhos de escola
Entenda o que considerar quando mudar seus filhos de escola

Nos últimos anos a educação escolar tem passado por grandes transformações. Se compararmos a escola atual com a que vivenciamos em nossa infância, certamente perceberemos que existe uma grande diferença. Muitos pais ainda acreditam que a escola de educação infantil é apenas um local para deixar seus filhos enquanto trabalham.

No entanto, sabemos que a infância é a fase mais complexa importante do desenvolvimento humano. É nela que ocorrem as sinapses (conexões neurais) criadas a partir dos estímulos que o individuo recebe. Essas conexões são as responsáveis pela formação da base do conhecimento e sua estruturação. Assim, é preciso incentivar e estimular as crianças em todas as áreas do conhecimento desde o seu nascimento, para que ela desenvolva todas as suas capacidades e potencialidades. 

Hoje, a escola não é mais um espaço somente de cuidados. O ambiente escolar é repleto de possibilidades fundamentais para o desenvolvimento global das crianças e o caráter pedagógico passou a ser elemento fundamental nessas instituições. 

A escola é um espaço educativo no qual a criança participa de diversas situações de aprendizado de acordo com sua faixa etária.

Na escola, a criança brinca, convive com outras crianças e adultos e participa de inúmeras atividades que a ajudarão a desenvolver sua capacidade de aprender, pensar, estabelecer relações e adquirir conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.

Além de possuir um espaço estimulante, seguro e afetivo, a escola conta com a presença de professores preparados para acompanhar as crianças durante sua intensa jornada de crescimento e novas descobertas, oferecendo a elas desafios e possibilidades.

Na escola, a criança certamente brinca, ato esse, tão fundamental para ela quanto o trabalho é para o adulto. A criança na fase escolar vive a mais intensa das fases do seu desenvolvimento nos aspectos físicos, motor, social, intelectual, pessoal, cognitivo e da linguagem. E essa fase será mais ou menos construtiva de acordo com a qualidade das possibilidades e condições que lhe forem oferecidas.

Assim, a escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. A instituição de ensino deve ser um espaço repleto de estímulos positivos, com diversificadas situações de aprendizagens e infinitas possibilidades. Isso tudo sem deixar de lado o livre brincar, o cuidado e a afetividade.

A instituição de educação infantil propicia possibilidades de uma base sólida que influencia todo o desenvolvimento da criança, oferecendo a ela os pilares de uma educação para a vida. 

Na escola, a criança vivencia seu intenso processo em busca de novas descobertas e conhecimento vivenciando um cotidiano rico de situações de aprendizagem.

A escolha da escola na qual seu filho iniciará ou dará continuidade à sua jornada escolar nem sempre é uma tarefa fácil para os pais.

Mesmo após muita pesquisa e a decisão final, ainda é comum ter dúvida se a escolha feita foi a certa ou não.

Existem alguns aspectos que são muito importantes a serem considerados a fim de avaliar a proposta e a prática da escola de seus filhos.

Veja também 

Vejam algumas dicas sobre o que deve conter em uma boa escola: 

Proposta pedagógica fundamentada e coerente com a prática da escola;

Educadores responsáveis pelas atividades didáticas;

Atividades que ampliem as capacidades globais dos alunos (social, pessoal, emocional, físico, cognitivo, criativo...);

Vivências apropriadas para o desenvolvimento da criança;

Tempos e espaços para atividades dirigidas estruturadas adequadamente para o desenvolvimento integral do aluno, respeitando as possibilidades e desafios de cada faixa etária;

Reuniões pedagógicas, participação em congressos e atualização constante dos profissionais da escola;

Atividades sociais (campanhas de doação, reciclagem, cuidados com o meio ambiente, etc.);

Tempos e espaços para o livre brincar;

Atividades relacionadas à cultura local (identidade cultural);

Recursos diversos para auxiliar a aquisição da língua e desenvolvimento global da criança;

Interação constante com os pais e comunidade escolar.

Aliado a tudo isso, leve seu filho para conhecer os espaços e pessoas também. Se ele ficar contente e trouxer coisas positivas do espaço escolar será um bom indício de que se sentiu bem naquele local. E para nortear as visitas nas instituições, segue um guia de consultas rápidas:

A seguir, um guia de consultas rápidas para nortear suas visitas:

  • Verifique a formação dos profissionais da escola;
  • Observe os recursos pedagógicos (brinquedos, materiais didáticos, etc);
  • Observe os espaços da escola (disposição e adequação dos móveis e materiais, limpeza, segurança)
  • Conheça a proposta pedagógica da escola;
  • Verifique se a escola promove reuniões pedagógicas, cursos e propostas de formação continuada para seus profissionais;
  • Conheça a rotina das crianças (peça para observar uma turma “em ação” e ver atividades e projetos realizados pelos alunos);
  • Verifique se na escola há atividades de valorização da cultura nacional e responsabilidade social;
  • Verifique como e quando a escola faz a avaliação dos alunos;
  • Verifique como é a participação dos pais na escola;
  • Qual a política da escola em relação à namoro, cigarro, etc.
  • A escola oferece aulas/ campanhas de educação sexual e orientação/ combate à drogas?
  • Pergunte sobre tudo isso!

*Larissa Fonseca é Pedagoga e NeuroPedagoga graduada pela USP, Pós Graduada em Psicopedagogia, Psicomotricidade e Educação Infantil. Autora do livro Dúvidas de Mãe.