Mariana Kotscho
Busca
» SAÚDE

Fibromialgia: Investigação e tratamento de distúrbios emocionais auxiliam no combate às dores

A especialista em saúde integrativa Dra. Ana Paula Severino alerta para um agravamento da fibromialgia durante períodos mais frios

Redação Publicado em 30/07/2022, às 17h17

A fibromialgia costuma afetar mais as mulheres
A fibromialgia costuma afetar mais as mulheres

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que ao menos 3% da população brasileira lida com os desafios impostos pela fibromialgia, uma síndrome que causa dor generalizada em todo o corpo, além de aumento da sensibilidade. Com a maioria dos casos sendo entre as mulheres e quase todos os diagnósticos relacionados a distúrbios emocionais, um tratamento integrativo pode se mostrar ideal na busca pelo alívio das crises.

Embora a fibromialgia não tenha cura, a especialista em saúde integrativa Dra. Ana Paula Severino explica que investigar e tratar os aspectos emocionais do paciente são as primeiras medidas para se alcançar maior qualidade de vida.


Uma atenção que deve ser redobrada no inverno, pois como se trata de uma doença relacionada ao sistema nervoso central, e que afeta diretamente os mecanismos de controle da dor, é normal que em períodos mais frios haja um agravamento das dores nas articulações, o que consequentemente também provoca exacerbadas reações emocionais nos pacientes”, orienta a especialista.


Uma técnica comumente aplicada dentro da saúde integrativa, no combate aos sintomas emocionais comuns à fibromialgia, é a acupuntura, capaz de amenizar manifestações desconfortáveis como a ansiedade e até mesmo a fadiga. “O principal objetivo dessa medicina tradicional chinesa é compreender cada indivíduo em sua totalidade, com as agulhas funcionando como uma forma de harmonizar os desequilíbrios, causados por doenças no corpo.”

Veja também:

Diante desse cenário, Severino exalta que o principal benefício proporcionado pelos tratamentos de saúde integrativa é a melhora da qualidade de vida, mesmo em situações de complexas enfermidades. “Com uma abordagem diferente dos procedimentos padrões, as práticas integrativas serão feitas de acordo com o gosto e a vontade do paciente, o que faz toda a diferença nos resultados.”